Os nomes de Deus - Parte II

terça-feira, 23 de abril de 2013 ·

     Elohim - é Deus vivo, Deus Criador (Gen 2:4) (Deut 5:36), Ele não é uma estátua (Salmo 115). Elohim é plural de El que significa força, poder (Gen 1:1)Deus tem controle sobre todas as coisas e se Ele reina e tem domínio sobre todos os reinos e homens Daniel 4: 26, 35, não há razão para o desespero. Basta uma palavra Sua e todas as coisas são revertidas para o nosso bem, pois o Senhor favorece os Seus filhos (Mal 3:18)
     Como já dissemos Elohim indica plural, o mostra a triunidade de Deus trabalhando à nosso favor:
     Deus Espírito Santo trabalhando como o doce Conselheiro, Mestre nos ensinando, adestrando, orientando. Deus Filho intercedendo dia e noite por nós, nos ensinando com o chegar mais perto do Pai, nos protegendo e acompanhando. Deus Pai trabalhando em nosso favor com amor e proteção paternal diariamente.
    Não perca a revelação de Elohim, Ele tem muito a te ensinar!
    Yasha - Senhor Salvador (Is 43:3). Ele nos salva não importando quão desesperadora seja a situação, a vitória é segura. Foi esta a certeza e o conforto de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego Dan 3:11, 27, 28, 29 e de Daniel da cova Dan 6:27, 28. Eles não temeram o fogo e nem os leões porque Yasha nunca deixe de intervir em favor dos seus amados
     Às vezes a salvação chega na última hora para que aprendamos a confiar e para que o Seu nome seja exaltado sobre todos os nomes.
     Deus está treinando um exército nesta geração que tem muita intimidade com o impossível. Soldados que dirão diante do fogo, da espada, do temporal, dos ventos..." A salvação se cumprirá no tempo determinado, se tardar a esperarei, porque certamente virá não tardará (Is 46:13 e Habac 2:3)
     Shaphar - Juiz, Gen 18:25.Deus é Juiz para nossos inimigos, mas Pai para conosco. A Ele pertence a vingança, Ele não deixa impune aos culpados, no momento determinado pela Sua Soberania (Sl 75) Deus se levanta para pleitear a nossa causa Salmo 35:1, Sal 43:1
     Muitas pessoas tentam se comportar como juízes de suas causas, Davi sempre teve consciência que toda vingança e justiça pertenciam à Deus (1 Sm 25:33).
     Você não pode esquecer um aspecto: você é filho do juiz. Se meu pai natural fosse juiz ele teria tempo para escutar a minha causa e lutaria com todas as suas forças em meu favor se eu estivesse sendo injustiçada, meu Pai celestial age da mesma forma só que numa escala infinitamente maior.Além disso sempre que preciso de consolo o Meu Juiz tem tempo para me colocar no colo.     Com meus inimigos Shaphar tem o seu martelo de justiça, mas para comigo tem seus braços amorosos sempre estendidos.
     El Eliom - Deus Altíssimo (Numeros 24:16 Sal 7:17; Sal18:13). Sempre que falamos em Deus Altíssimo isto nos leva à adoração . A adoração, cura, libertação, traz unção de alegria .... A adoração nos leva para perto do trono fazendo coro com seus anjos .A raiz deste Nome provém do radical alab que significa ascender, subir, ir para cima . A doração nos leva à respirar a atmosfera do céu. Davi sempre agradou o coração de Deus porque sabia como ninguém exaltar o Seu nome ,até mesmo em momentos de tribulação, mas nas horas de extrema alegria a exaltação não era esquecida .Além dos Salmos, em 1 Cron 29:10 a 14 encontramos uma verdadeira aula de adoração. Siga os passos de Davi , suba a escada da adoração , tenho certeza que nunca mais você a abandonará
     Jeová - é a combinação de YHWH mais as vogais de Adonai (meu Senhor) esta foi uma forma para poder pronunciar sem temor (pois era uma corruptela do nome) antes cada vez que apareciam as consoantes eles diziam Adonai.
     Em Exodo 6:3 é a primeira vez em que Deus se revela com este nome redentivo. Depois Ele se apresentará diversas vezes como Jeová ligado a algum outro nome para se revelar aos seus filhos. Na Amplified Bible a passagem de Exodo 6:3 se encontra desta forma:
     "Apareci a Abrãao , a Isaque e a Jacó, como El Shaddai; mas pelo meu nome Yaweh ( Jeová , o nome redentivo) não lhes fui conhecido ( em feitos e grandes milagres).
     Para não usar Jeová, o nome sagrado de Deus os judeus quando querem se referir a este nome dizem :
     Adonai que significa Senhor Hashem que significa O Nome
    Hakadosh BarukHu = O Santo Bendito Seja
    Ribono Shel Olam = Senhor do Universo
    Deus quer se revelar à você em atos e grandes milagres, sinais e maravilhas. Estude cada uma das combinações dos nomes redentivos (Jeová- Jiré, Jeová- Nissi...) e tire proveito desta experiência.
     Kadosh - O Santo de Israel. Este nome nos faz lembrar duas coisas importantes: a primeira a nossa responsabilidade de orar e amar Israel, a segunda que somos o Israel espiritual e devemos ser santos como Ele é santo e saber distinguir entre o santo e o profano na nossa vida Jer 15: 19 e ainda nos faz lembrar da Aliança de Sangue Ele é o Santo de Israel e nós somos sua propriedade particular.
     Existem muitas palavras que derivam de Kadosh e cada uma delas nos ajuda à melhor entendermos o significado de Kadosh:
     Kadesh significa sagrado. Se somos santos tudo o que fazemos é sagrado, tudo que nos pertence está separado para o serviço de Deus. A sombra de Pedro era Kadesh, o lenço de Paulo era Kadesh, a vara de Moisés era Kadesh. A unção não está só dentro de nós, transpiramos unção, exalamos unção. Tome consciência sobre a santidade.
     Kidush significa santificação - consagração. À cada sexta-feira os judeus consagram o kidush, que é a taça de vinho tomada no Shabat. O kidush é tomado no sexto dia da semana, a Igreja está no sexto dia precisamos nos consagrar porque próxima está a vinda do noivo para tomarmos o vinho das Bodas juntos.
     Yom kadosh significa dia Santo (Shabath). Devemos ansiar por termos dias santos na presença do Senhor, a consagração deve ser diária
     Kasher significa apto, puro. Kasher são os alimentos considerados puros através das Leis de Moisés, mas a Igreja deve ter fome do alimento mais puro do mundo , o pão do céu, a palavra revelada. Todo o que se alimenta da Palavra de Deus , está se alimentando de alimento kasher e será considerado um "adam kasher"homem santo.
     Kadish significa santificação é a oração recita durante 11 meses 3 vezes ao dia pelas pessoas enlutadas todos os dias. Está é uma oração de exaltação à Soberania, porque enquanto a pessoa está adorando Deus estará trabalhando nas suas emoções. Exaltar o Nome de Deus com sabedoria e reverencia nos cura e santifica .
     Gostaria de abrir um parênteses para falar um pouco sobre o luto dos judeus, pois há muita sabedoria na forma como eles enfrentam a dor.
     O enlutado após o enterro como uma refeição feita por amigos chamada "refeição do consolo, esta refeição deve incluir ovo. O Ovo é símbolo de condolência e também sugere continuidade da vida, renovação pelo seu formato : depois da tristeza pode vir a alegria.
     As únicas palavras usadas para consolo são: Que Deus vos console com todos os enlutados de sion e Jerusalém.
     Nas notas de rodapé incluirei a oração; o Kadish para que você veja quanta sabedoria há nesta oração.
     Kidushin significa santidade, mas é a palavra usada para noivado. Se um judeu hoje te convidasse para o seu noivado, ele te convidaria para o seu kidushin.
     Kidushin é um estado de compromisso, o noivo entrega um anel à sua noiva dizendo "que sejas consagrada para mim, por este anel conforme a lei de Moisés e de Israel"
    A igeja está num estado de kidushin com o Amado, Ele foi até o Pai preparar a nossa morada deixando em nossos corações um anel de compromisso, este anel é o Espírito Santo. Uma noiva anseia pelo dia do casamento, ela se prepara com enxoval, prepara também a sua aparência.      Infelizmente muitos de nós somos noivas que não anseiam pelas bodas. Muitos com o noivas relapsas não estão comprando o seu enxoval, este enxoval é de graça "comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" Is 55:1. A noiva precisa estar com vestes limpas sem ruga, sem mácula, adornada, alimentada com leite (Palavra) e vinho (unção, compromisso) e com bastante óleo sobre a sua lâmpada.
     Todas estas palavras derivam de Kadosh e nos ajudam à entender um pouco mais sobre a Santidade de Deus.
     Maor - doador da luz (Gen 1:16). É Ele que ilumina as nossas trevas e a Sua luz resplandecer sobre nós (Is 60:1) é Ele que faz com que a nossa justiça brilhe no meio das trevas (Is 62:1 e Is 58:8 ).
     A luz do Senhor sobre nossas vidas é uma das maiores proteções sobre nós, Sua luz cega e confunde os nossos inimigos, Sua luz dissipa as trevas.
     Os rabinos contam a estória de um viajante na época em que os romanos governavam Israel. Nesta época as pessoas tinham medo de viajarem desacompanhadas durante a noite porque havia muitos ladrões.Os viajantes paravam em hospedarias para passar em a noite, às vezes os ladrões eram ajudados pelos donos das hospedarias.
     Um destes donos de hospedaria quando os hóspedes chegavam para passar a noite ,ele os acordava no meio da noite fingindo que ia viajar com eles. Os hóspedes achavam gentileza do hospedeiro acompanhá-los, mas tudo não passava de um plano para que fossem roubados. Certo dia Rabino Meir visitou esta hospedaria e o hospedeiro agiu da mesma forma, mas na hora em que o Rabino foi acordado o Rabino disse não poder partir porque estava esperando o seu irmão. O hospedeiro perguntou qual o nome do irmão e onde poderia ser encontrado. O rabino respondeu "Meu irmão está na Sinagoga e se chama Ki Tov.
     O estaleiro achou que seria bom assaltar os dois irmãos então foi em todas as sinagogas e chamava: Ki Tov, Ki Tov!, mas ninguém respondeu. O hospedeiro voltou para casa qu ando o sol já estava aparecendo no céu, aborrecido e irritado porque o seu plano havia falhado e perguntou ao Rabino: "Onde está o seu irmão por quem esperou e sem o qual quis partir?
   O Rabino respondeu: "Ele já chegou o dia amanheceu e está claro, a Bíblia diz "Vayar Elokim et haor, ki Tov (Deus viu que a luz era boa). A luz é meu irmão e a Palavra de Deus é luz, a Palavra de Deus é ensinada na Sinagoga, por esta razão disse que Ki Tov estava na Sinagoga. A Palavra de Deus iluminou os meus olhos e me ensinou a ser cuidadoso com pessoas como você".
     Esta história nos mostra a importância de conhecer Maor, quanto mais você mergulhar na Palavra de Deus, luz e sabedoria e conhecimento te revestirão "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" Os 6:3
     Aba - Sal 89:26, Rom 8:15. Ainda hoje no hebraico quando uma criança que chamar o seu pai esta é a palavra usada. Como é bom saber que podemos chamar com intimidade o nosso Pai a qualquer momento sabendo que mesmo quando adultos Ele nos carrega no colo e cuida de nós Is 46:4 Sal 40:17, Sal 103:13.
     Muitas pessoas perdem a revelação do Pai, conhecem Deus Filho, sentem intimidade com Deus Espírito Santo, mas sentem muita dificuldade no relacionamento com o Pai. Certa vez o Senhor me despertou para o fato de que eu só me dirigia à Deus Pai quando queria pedir algo em Nome de Jesus, o meu relacionamento com o Pai era muito restrito. Para que o nosso crescimento espiritual seja harmonioso e saudável precisamos conhecer a revelação de Deus Pai , Deus Filho e Deus Espírito Santo. Aprenda a olhar para o Pai não como um juiz duro, mas como um Pai tão amoroso que se preocupa com cada etapa do nosso desenvolvimento. Deleite-se nessa realidade, tenho certeza que o Deus Pai muitas vezes disse estas palavras de Oséias em seus ouvidos (vou usar na primeira pessoa para que você veja como estas palavras são para você) Os. 11:2,3 e 4 "Eu te ensinei a andar... te tomei nos meus braços mas você não atinava que Eu estava te curando, te atrai com cordas humanas e com laços de amor, ... aliviei o jugo... me inclinei para te dar de comer". Estes são os cuidados de um Pai amoroso: colocar no colo, alimentar, ensinar a andar, fazer carinho, experimente!!!

0 comentários:

União dos Blogueiros Evangélicos

Meditação Diária

Minhas Imagens









Notícias Gospel

Presente Blog